Dicas > Fique por dentro
X

Melhore seu site e não queime seu dinheiro

A diferença entre desenvolvedores de web, que acabam com o site da empresa e fazem perder tempo e dinheiro

Melhore seu site e não queime seu dinheiro A diferença entre desenvolvedores de web, que acabam com o site da empresa e fazem perder tempo e dinheiro

Queimar o dinheiro na internet é muito fácil e rápido. Qualquer valor que você imaginar pode ser queimado do dia pra noite, não digo queimado no sentido literal, ir lá e colocar fogo, mas é como se fosse.

Muitas pessoas ao contratarem um desenvolver de sites, em geral começam sem muito conhecimento e direção, o que lá na frente, quando o site precisar crescer ou melhorar, podem passar pela dor de cabeça de não ter o suporte para isto, ou pior, ficar com suas atualizações presas e amarradas nas mãos de terceiros. Cada site é um site e cada projeto um caminho, existem muitos bons desenvolvedores e muitos inexperientes ou com o ego acima dos outros e tiram o site do cliente do ar, antes mesmo de ter um pronto e novo no ar, somente para pelo prazer de dizer que está desenvolvendo algo, porém isto acaba por prejudicar e muito o cliente.

Quando se contrata um desenvolvedor inexperiente no assunto que não tem uma bagagem ou linha de pensamento clara e aberta, você tem 50% de chance de acabar com um site ideal para sua empresa, agora, e no futuro, porém também, pode acabar preso com alguém, que ou use uma plataforma aberta e muitas vezes vulnerável, ou algo muito bonito mas nada funcional para sua empresa.

Isto também ocorre quando quem já tem um site quer modificar todo ele, seja por necessidades reais ou modismo. E ai entra mais um perigo. Antes de se mudar um site visualmente e estruturalmente, a melhor coisa a se fazer e procurar falar com seus clientes mais ativos e perguntar o que ele acha e o que ele acredita que poderia melhorar, descobrir o nível de navegação de seu cliente e se ele tem algum site que ache mais fácil que o seu. Este pequeno estudo, pode lhe poupar muito dinheiro e ajudar na hora de refazer seu site. Não adianta habituar seu cliente com uma lógica de navegação e do dia pra noite mudar tudo e fazê-lo se sentir perdido é como ir a um mercado onde as coisas X, Y e Z estão em um setor e ao retornar no outro dia elas estarem em lugares diferentes, as pessoas desistem e se “assustam” com isto, além de passar um ar de desorganização e até mesmo pouca consideração por seu cliente.

Vimos isto acontecer nos sites de E-commerce no Brasil, cada empresa seguindo para um lado diferente, colocando este e aquele efeito, quando chegou a um ponto onde todos ficaram com o mesmo perfil visual, claro que cada um com suas pequenas nuances, mas muito parecidos um com os outros. Na verdade um estudo do seu mercado (seus clientes) é mais importante antes de muitas ações e mudanças. Empurrar goela a baixo um estilo ou uma ideia pode fazer o contrário de atrair clientes e sim afugentá-los. O que é moda na América do Norte, Europa ou Ásia, pode não funcionar aqui no Brasil, mesmo os nossos vizinhos de continente, há coisas que vão bem lá que não agradam aqui e vice e versa.

Outro problema da moda dos efeitos, animações tantas outras coisas para sites, é que o produto final pode agradar no começo, mas se tornar cansativo com o tempo, ou pior, com a ascensão da tecnologia mobile, se tornarem incompatíveis e assim fazer seu site perder um grande, crescente e potencial público.

Já passamos por muitas modas, como aberturas em de sites feitas em Flash, sites 100% em flash cheios de efeitos, músicas tocando no site e tantas outras coisas que hoje não fazem sentido. Música tocando em um site, é ideal para quem trabalha com música, com produção musical e rádios, mas para um site de moda, alimentação e outros segmentos é algo que muitas vezes só agradará ao dono e "afugentará" as pessoas.

Ainda temos muitas coisas que funcionam e que não funcionam em sites, como obrigar o cliente a preencher um formulário grande para se ter uma resposta ou orçamento. Procurar entender como seu cliente interagem no seu site é o que vai lhe trazer sucesso.

Por fim, quero abordar outro ponto.
A troca de empresas para a reformulação de site, muitas vezes as empresas pagam um valor X para terem facilidades e como painéis de gestão de conteúdo e outras ferramentas, que permite que não apenas a empresa contratada possa modificar as informações, como também o contratante a delegar uma equipe paga gerir este conteúdo. Porém ao trocar de empresa, como tenho temos observado ao longo destes anos, os novos “desenvolvedores” jogam fora tudo o que seu site tem de funcionalidade e agregam o que é como para eles, seja a mudança de uma plataforma aberta para uma personalizada, seja de uma personalizada para uma aberta, fazem de tudo paga pegar o novo projeto e não pensam no bem-estar do cliente, desta forma, o que poderia ser apenas um trabalho de redesigne (reformulação de visual) acaba em um novo tempo de reconstruir e abastecer tudo outra vez gerando custos, tempo e dinheiro. Quando já tem uma plataforma administrativa, é necessário primeiro encontrar desenvolvedores que já trabalhem com ela e se ela estiver ultrapassada então é melhor migrar para uma nova, porém é interessante encontrar o desenvolvedor certo, que faça a migração sem que o cliente precise lançar tudo do zero.

Só um lembrete, procure fazer a mudança de visual de um site com empresas que falam a mesma linguagem de programação, além de evitar "possíveis dores de cabeça" com a incompatibildiade técnica, este simples pensamento pode  fazer com que você chegue a economizar até 60% do valor do site, visto que se há um reaproveitamento de funcionalidades, o foco do desenvolvedor será apenas no sentido de melhoria do visual e não em reprogramar, talvez no máximo atualizar algum sistema atual ou adicionar mais funções.

Estas são dicas e informações úteis a você que tem um site e quer melhorar ou mudá-lo, de uma forma tranquila e vendo seu projeto tomar vida em pouco tempo, melhorando ainda mais sua presença na internet e reputação em buscas orgânicas. Se você inda não leu, de uma lida neste artigo que descreve melhor a ideia da reputação de um site na busca orgânica:
www.jasaproducoes.com.br/dicas/fique_por_dentro/site_em_construcao_um_grande_erro

Procure um desenvolvedor de sua confiança que que trabalhe dentro da plataforma que você já possuí, lembre-se, nem sempre o mais moderno e bonito é o ideal para seu negócio.

Se desejar nos contatar para solicitar seu orçamento escreva para jasa@jasaproducoes.com.br ou entre em contato conosco em nosso horário de atendimento comercial.

Conheça mais dicas acessando:
www.jasaproducoes.com.br/dicas

Tags:
upgrade de site, reformulação visual, mudança de site, reformulação web, melhorar o site, crescer seu site, jasa produções

Orçamento ou + Informações
Voltar

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015

~