Dicas > Tutoriais Jasa
X

Como fazer o Backup do site.

A importância em se manter uma cópia de segurança da estrutura e banco de dados do site via Cpanel.

Como fazer o Backup do site. A importância em se manter uma cópia de segurança da estrutura e banco de dados do site via Cpanel.

Ter e manter uma cópia de segurança de seu site é extremamente importante por vários motivos:

 - Se for necessário migrar de um servidor para outro você tem uma cópia dos dados;

- Se o desenvolvedor ou servidor deixar de existir ou der problemas você tem uma cópia que o ajudará a migrar ou restaurar seu site;

- Com uma cópia do site você pode solicitar a outro desenvolvedor melhorias na estrutura e visual, caso não tenha mais contato ou interesse no desenvolvedor atual;

 

E o mais importante, nunca se sabe quando seu computador com os dados de seu site ou acessado a parte sensível do site podem sofrer invasões por vírus e contaminar ou destruir sua página. Também há caso de pessoas má intencionadas que por prazer, vaidade ou vingança, podem invadir seu site e o destruir. O seu crescimento pode incomodar muitas pessoas e este incomodo pode afetar seu site que pode ser o seu melhor vendedor ou principal fonte de negócios.

Para evitar quais quer problemas, é bom criar este hábito de manter um backup de dados tanto pessoais como de seu site.

 

Aqui vou abordar como você pode proceder com o backup de seu site.

Para efetuar este tipo de ação é necessário que seu site seja em plataforma Linux e que você utilize a interface do Cpanel clássica ou uma personalizada que ofereça a função de backup ou assistente de backup, consulte seu servidor de hospedagem em caso de dúvidas.

Uma ressalva, há um backup técnico que é realizado pelos servidores a cada X tempo, porém na maioria das vezes ele não tem as atualizações mais recentes de seu site, por este motivo é extremamente interessante você criar esta rotina de backup em acordo com as atualizações que você faz em seu site.

Assista nosso vídeo tutorial que explica rapidamente como efetuar este backup via servidores com Cpanel, caso o seu servidor não possua este sistema, informe-se como proceder para que você mesmo possa realizar seu backup.

 

Primeiro passo:
Acesse o endereço de seu servidor e faça o login para ter acesso a esta parte.

 

Segundo passo:
Procure a guia Arquivos ou um ícone/link com o nome de Backup ou Assistente de backup e clique sobre ele.
No nosso caso vamos utilizar o Assistente de backup.

 

Terceiro passo:
Na nova tela que se abre, você terá a opção para realizar o backup ou para restaurar um backup, no nosso caso a opção é criar um backup, então clique na opção Backup.

 

Quarto passo:
Na nova tela que se abre você pode escolher entre Backup Completo e Backup parcial por partes específicas do site.

Nesta parte abro um “parênteses”:

- O Backup completo em geral é um backup técnico que irá gerar um arquivo grande com todas as configurações de conta do seu site como e-mail, banco de dados, arquivos de estrutura, acessos e outros, recomendamos que você realize este backup se você possuir espaço suficiente em disco para isto, caso contrário você pode atrapalhar seu site. Caso possua este espaço, procure realizar este processo ao menos 1 vez por ano, agora se você tem muitas alterações no site, reduza o tempo de backup completo para cada 6 ou 3 meses. No caso de muitas atualizações, o backup parcial pode ser mais interessante pois guarda o essencial de seu site.

 

Quinto passo – Backup Completo:
Para efetuar o Backup Completo, clique sobre o link com o mesmo nome e uma nova tela será exibida. Nesta tela escolha o destino do backup, recomendo a utilização do Diretório Pessoal, mas se você possuir um FTP de armazenamento remoto você pode utilizar esta função. No campo endereço de e-mail, coloque um e-mail válido para que o servidor envie uma mensagem avisando quando o backup for concluído.

Atenção: Se você optou pelo backup no diretório pessoal você precisa ter certeza de ter espaço suficiente para armazenar o arquivo que será gerado. Após terminar o backup, acesse a pasta raiz de seu site via FTP e faça o download do arquivo. Não se esqueça de ao final do download, verifique se o tamanho do arquivo baixado é igual ao arquivo no servidor, se sim, isto significa que tudo correu bem no download e que você já pode apagar o arquivo.
É necessário após o download apagar o arquivo de backup para manter a segurança de seu site e restaurar o espaço em disco que este backup ocupou.

 

Quinto passo – Backup parcial:
Para o backup parcial você tem a opção de backup para:
- Diretório pessoal: Todas as pastas e arquivos dentro do site;
- Banco de Dados Mysql: Se seu site possuí ferramentas de gestão de dados como produtos, textos e serviços é essencial pensar neste backup;
- E-mail Forwarders and Filters: Backup da estrutura de contas de e-mail e direcionadores, atenção, esta função não salva mensagens, somente as informações da conta de e-mail. Em nosso servidor, o backup de e-mails está junto ao backup de diretório, então se você utiliza seu e-mail somente via webmail sem qualquer gerenciador local (outlook por exemplo) ou online (Um e-mail como Gmail ou Outlook para baixar as mensagens), o backup dos e-mails estará ai.

Cada uma das opções é um link/botão que leva a outra tela para que você possa efetuar o download daquele backup clicando em um botão do mesmo nome ou em alguns casos links.

Neste passo você deve ter cuidado onde guardará os dados em seu computador ou servidor.

É isto pessoal, veja nosso vídeo tutorial que dá uma rápida pincelada nesta ação de backup. Acesse:
https://youtu.be/JnWVURwKt9g

 

Não deixe de consultar o profissional ou desenvolvedor de sua confiança, caso queira hospedar com nossa empresa e aproveitar estas e outras vantagens, ou precise de algum outro tipo de serviço para seu web site não deixe de entrar em contato jasa@jasaproducoes.com.br ou entre em contato em horário comercial por um de nossos contatos no rodapé de nosso site.

 

Não deixe de conferir outras dicas em vídeo em nosso canal do Youtube:
www.youtube.com/jasaproducoes

Também confira outras dicas em nosso site www.jasaproducoes.com.br/dicas ou www.jasaproducoes.com.br/web/antes_de_contratar

Tags:
como fazer backup do site, backup cpanel, backup servidor, cópia de segurança do site, cópia do site, hospedagem de site, hospedagem para sites, jasa

Orçamento ou + Informações
Voltar

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015

~