web > Antes de contratar

Contratando um profissional ou empresa

Ao contratar quem irá desenvolver, reformular, adicionar funcionalidade ou qualquer outra forma de melhoria para um site, é necessário saber bem a origem e buscar informações sobre o seu grau de profissionalismo.

Não são poucos que sabem que existem diversas "escolas de informática" que oferecem cursos superficiais para formação de "web designers" profissionais. Destes que são formados, poucos são os que irão se aprofundar no assunto e muitas vezes na empolgação de ser um recém-formado, tentam a sorte de oferecer seus serviços a terceiros a preços de banana.

Estas ações causam diversos efeitos colaterais, entre eles:

- Não entrega do projeto como desejado;
- A pouca assistência ou falta completa dela durante ou após o projeto;
- Além de prejuízos financeiros ao contratante que por muitas vezes precisa refazer seu site.

Não que não existam recém-formados qualificados, sim eles existem e merecem ter sua chance, porém, você como contratante precisa sempre tomar algumas providências e garantias, quando contratar quem ainda não tem experiência no mercado.

Mas o maior perigo não são os recém-formados, e sim alguns "profissionais" e empresas, que se utilizam de plataformas prontas como Joomla, Wordpress e outros, que podem estar ou sucateando o mercado a preços baratos, ou cobrando fortunas e apenas duplicando trabalhos existentes para diversos clientes.

Não importa se seu site será baseado na estrutura de outra empresa, em um template pronto, ou em uma das plataformas existentes, exija qualidade e personalização. Quando da utilização de plataformas prontas solicite informações sobre as limitações e vantagens, assim quando desejar coisas novas, saberá até onde pode ir. Em plataformas prontas exija sempre o seu usuário e senha administrativos, sempre verificando se não existem limitações impostas em contrato para futuras migrações ou contratação de terceiros.

Lembre-se, um bom profissional seja individual ou dentro de uma empresa de desenvolvimento web, já tem diversos cursos feitos e nunca para de estudar e aprender, por isto lembre-se de valorizar seu tempo e atenção.

Lembrando que ao contratar um profissional, não se esqueça que você precisará ter seu domínio, você pode adquiri seu domínio por si mesmo, saiba mais no link:
www.jasaproducoes.com.br/web/antes_de_contratar/meu_endereco_na_internet

Caso o profissional ou empresa disponha-se a fazer este processo por você, não se esqueça de solicitar o cadastramento em seu nome com o usuário e senhas principais delegados a você, pois se por algum motivo no futuro você deseje mudar de provedor de serviços ou mesmo de atendimento ao site, não correrá o risco de perder seu endereço. Quem é profissional não irá negar estas delegações a você.

Se este mesmo possuir um serviço de hospedagem e esta for a primeira vez que você contrata algo do gênero, de preferência a centralizar em um só lugar seus contatos, mas não se esqueça que o desenvolvimento do site, é diferente do serviço de manutenção que é diferente do valor pago pela hospedagem de seu site, veja:

Pagamento do Domínio:
Em geral ocorre uma vez ao ano e é feito a partir de R$ 30,00 (valor atual para o registro.br - 2015);

Pagamento pelo desenvolvimento: É acordado entre as partes e envolve um projeto estabelecido em contrato onde em geral caso o cliente mude de ideia no meio do caminho, ou queira algo a mais, quando se tratar de modificações, o prazo de entrega será estendido e podem até surgir cobranças adicionais pelo tempo já dedicado ao projeto, em caso de adicionais, estes deverão ser pagos a parte do valor original do projeto.

Manutenção de informações:
Seja ela uma simples troca de telefone e endereço ou um conjunto de dados, a manutenção pode ser cobrada em forma de um plano mensal que cubra X mudanças mensais, o cliente as solicitando ou não, ou através de solicitação de orçamento que será baseado nas necessidades.

Hospedagem:
Serviço que mantém o espaço virtual do cliente na internet, para que o mesmo possa adicionar seu site, com seus arquivos. É como a locação de uma sala de escritórios, não importa se você manteve a sala vazia ou cheia, se você pode ir até ela ou não, devido a motivos externos, a reserva deste espaço implica em custos de energia e equipamento, o que gera gastos.
 

Se deseja saber mais sobre o serviço de hospedagem acesse o link:
www.jasaproducoes.com.br/web/antesdecontratar/seu_espaco_de_hospedagem _em_um_servidor

Confira outras dicas acessando:
www.jasaproducoes.com.br/web/antesdecontratar/a_criacao_de_um_site

Tags:
web designer, faz site, criar site, empresa de site, segurança, hospedagem, manutenção de informações, manutenção de conteúdo, sites administráveis, domínio, registro de sites, servidor

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015