web > Antes de contratar

Seu espaço de hospedagem em um servidor

Quando se desenvolve um site, sendo pago ou gratuito é necessário que fique armazenado (hospedado) um servidor para que haja a interligação dos DNS com o domínio registrado e assim as pessoas possam, através da digitação do seu endereço na barra de endereços, ou em um resultado de busca chegar até seu site.

A maioria dos sites em formato profissional precisam contratar um servidor, que irá fornecer não só o espaço para o armazenamento de seu conteúdo web, como também a funcionalidade de e-mails, estatísticas de acesso do site e banda de tráfego de informações.



Vamos a uma explicação sobre o que é o serviço de hospedagem de uma forma mais lúdica.


Quando se aluga uma sala de negócios ou uma habitação, esta contratação, temporária ou permanente, oferece um espaço X, para que você possa acomodar sua estrutura e conteúdo. Esta locação não é muito diferente de uma hospedagem em um hotel, com a diferença que, em um hotel você tem praticamente toda a estrutura pronta para residir, enquanto na locação de um prédio (para fins comerciais ou pessoais) você é quem deve ter toda a tarefa de mudar cores e colocar sua estrutura e conteúdo (móveis, pessoas e animais). Este tipo de locação, não é muito diferente do que se faz com um servidor de hospedagem para web sites.

Veja bem, quando se desenvolve um site, com seus textos, imagens e outros arquivos, ele gera uma estrutura lógica, que ocupa um espaço físico em um disco de armazenamento. Este espaço ocupado é semelhante as cores e móveis de um local, porém para que este local onde ficarão armazenados os dados de seu site, deve possuir uma configuração adequada do equipamento hospedeiro para que seu espaço torne-se virtual e conectado com a internet, não uma conexão como a de nossas casas ou trabalho, mas uma especial para gerir o movimento que o site irá receber. Estes equipamentos geralmente são máquinas potentes, dentro de um ambiente controlado e climatizado, com 99,9% do tempo conectados a um serviço de internet que através de seus códigos, números e protocolos, indicam onde está uma determinada informação, que para as pessoas ficam acessíveis através da simples digitação de palavras e pontos, ou seja, um domínio (endereço). Estes servidores fornecem IPs e DNS que juntos formam a localização da pasta que possuem seu site, o que por sua vez entram em comunicação com uma empresa responsável pela geração e manutenção do domínio (o endereço de seu site) e quem em milésimos de segundos exibem na tela do visitante seu conteúdo. O servidor faz o processamento e a ponte entre a estrutura lógica do seu site, interpretando e passando as informações para o endereço que por sua vez interpretam todos os dados e exibem o resultado na tela do navegador.

Uma analogia simples seria:
- O servidor é um prédio com diversos quartos (as pastas);
- Cada quarto tem sua codificação na porta e um número que associados ao CEP do prédio levam pessoas e correspondências até seu você (IP e DNS);
- O nome da rua, uma forma fácil de memorizar e localizar seu endereço, que mesmo estando atrelado a números, você só precisa do nome para chegar nele (Domínio).

Cada empresa que oferece um serviço de hospedagem tem suas regras e configurações, sendo assim existem diversos preços e qualidades, procure sempre a recomendação de um profissional e não deixe de fazer suas próprias pesquisas sobre quem deseja contratar, quando se faz a escolha certa do servidor, esta não será mais uma preocupação no seu planejamento.

Por fim, existem 2 tipos principais de servidores para sites, os que rodam (funcionam) em uma plataforma Windows e outro em plataforma Linux, ambos com suas qualidades e deficiências, porém para saber qual você deve contratar, primeiro você deve saber qual o formato do desenvolvimento que seu site foi feito, para isto basta perguntar ao seu desenvolvedor esta informação, se você vai utilizar uma plataforma gratuita para isto, consulte o servidor de hospedagem que pretende contratar qual o sistema que comporta a plataforma solicitada, se você está em um site de plataforma gratuita, isto não será parte de sua preocupação, pois sites que oferecem a criação de sites gratuitos, raramente, permitem que o cliente ao sair de lá, possa ter acesso a estrutura, por este motivo fique de olho e leia os contratos com atenção. Mais um adendo, se seu site desenvolvido em PHP o servidor correto para que ele tenha sua performance bem utilizada é em Linux, apesar dos servidores windows (para sites em asp) darem suporte a leitura desta linguagem, a emulação que é feita para isto deixa o site sensivelmente mais lento.

Tenha atenção ao contratar servidores que oferecem recursos ilimitados, geralmente o que é ilimitado está ligado a um sistema compartilhado maleável, o que por sua vez, através das necessidades que um ou outro site venha a ter, este servidor irá dedicar mais recursos a quem precisa, como quando um site precisa de mais espaço de armazenamento de dados, ou que tenha uma grande demanda tráfego de dados (muitos acessos).

Esta funcionalidade pode parecer muito atrativa, porém existem muitos casos em que há uma grande lentidão nos demais sites do servidor ou em casos mais graves, riscos de instabilidade e até queda do servidor. Por exemplo, se um site sofrer uma invasão ou possuir um código de programação ou html mal executado, a soma dos erros decorrentes podem tirar do ar todos os sites que estão neste servidor o que pode gerar muitas dores de cabeça e prejuízos. A maioria dos sites são hospedados em um ambiente compartilhado, ou seja, em um mesmo servidor, porém a grande maioria das empresas, oferecem serviços limitados, para que em caso de problemas com um site neste ambiente, os demais não sejam afetados, você pode ter seu site hospedado exclusivamente em um servidor, porém é bom avisar, que este não é um serviço barato para quem está começando ou que terá um site vitrine, é recomendado um servidor particular, mais conhecido como servidor dedicado, para empresas que estão elaborando portais, site de notícias, vendas e outros de grande demanda.

Não existe nada ilimitado, tudo tem um custo e um sistema por traz disto e por muitas vezes paga-se caro quando há um problema em um ambiente compartilhado maleável, estes problemas podem surgir e geralmente irão surgir no momento em que você mais precisa e quem não deveriam estar ocorrendo. (É a famosa Lei de Murphy).

Não deixe de conhecer nosso serviços de hospedagem, traga seu site. Mais detalhes, acesse:
www.jasaproducoes.com.br/web/hospedagem_e_streaming

E para você que deseja um site, acesse:
www.jasaproducoes.com.br/web/desenvolvimento_web

Tags:
servidor de hospedagem, hospedar um site, o que é um servidor, sites gratuitos, plataformas gratuitas, hospede site, servidor php, servidor linux, hospedagem php, hospedagem linux

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015