web > Antes de contratar

Site e plataformas prontas ou personalizadas.

Há um tipo de "perigo" ao se contratar determinados profissionais que trabalham com plataformas prontas como por exemplo Joomla e Wordpress, muitos apenas aprendem a instalar e manusear estas ferramentas, utilizando o que estiver disponível para estas plataformas para atender as demandas dos clientes, porém, quando um cliente deseja uma determinada atualização ou atualização visual, estes "profissionais" não conseguem atender. Alguns chegam até dar canseira no cliente para que o mesmo desista do pedido.

Para estas plataformas, você cliente pode ter acesso a um painel administrativo, para manusear o conteúdo como postando novos textos, produtos e imagens, porém muitos não passam este acesso com receio que você não o contrate mais para a manutenção do conteúdo, por estas e outros pesquise o tipo de plataforma oferecida e se há um sistema administrativo por traz dela, pois se um dia você precisar, por que o "profissional" ou empresa "desapareceu", você não ficará na mão, mesmo que seja para delegar a outro esta manutenção. As vantagens deste tipo de sistema ou plataforma, é a sua rápida implementação, além de possuir muitos templates (estruturas e visuais) prontos, podendo elas serem gratuitas ou pagas, com o visual definido será necessário a dedicação de tempo para montagem de um site.

Observação: Para estas plataformas, a contratação de um designer para criar um layout único, fica um pouco complicado, pois os especialistas são limitados, logo por esta limitação, os existentes sempre estão atarefados e seus valores são mais elevados do que um profissional para re-design de um site "tradicional". Desta forma, o é barato hoje poderá ser caro amanhã, claro que isto será variável de acordo com o novo projeto que você tenha em mente.

Se este é o tipo de serviço que você deseja, contrate uma conta de hospedagem com nossa empresa e tenha acesso a este tipo de plataforma com instalação direta de nosso painel de hospedagem, para isto acesse:
www.jasaproducoes.com.br/web/hospedagem_e_streaming
Atenção não damos suporte a plataformas de terceiros, apenas disponibilizamos um instalador básico, para que você possa começar.


Do lado oposto as plataformas gratuitas, ficam os profissionais e empresas que trabalham com o desenvolvimento por codificação manual para gerar os web sites, onde a estrutura pode ser personalizada as necessidades do projeto do cliente. Este tipo de estrutura permite encontrar com muito mais facilidades, profissionais, para melhorar uma estrutura existente como à adição, edição ou exclusão de conteúdos e páginas. Nestas bases estruturais a integração com aplicações de terceiros ou mesmo a implementação de ferramentas administrativas personalizadas é muito mais viável.

Este tipo de estrutura é mais difícil para que o cliente (um usuário normalmente comum), possa por si mesmo efetuar as modificações, visto que ele precisa ter conhecimentos básicos de html para interpretar o código fonte do site. Em princípio este tipo de site não tem um painel administrativo amigável (administrável via ferramentas), desta forma somente pelo código fonte é possível as modificações.

Para contratar este tipo de site conosco acesse:
www.jasaproducoes.com.br/web/antes_de_contratar/desenvolvimento_web

Quem possui este tipo de site, não precisa ficar desanimado, já que para atualizar o conteúdo é necessário conhecer um pouco de html, além de um grande leque de profissionais e empresas que podem oferecer este tipo de serviço há ainda a possibilidade da criação de uma ou mais ferramentas online para gerir seu conteúdo.

Este tipo de ferramenta de gestão de conteúdo, faz a interpretação dos códigos do site, geralmente sessões específicas e os transforma em uma forma visual simples, desta forma tão simples como enviar um e-mail, ou preencher o formulário de contato de um site, o cliente ou alguém por ele delegado, poderá modificar as informações instantaneamente dentro de seu site.

Acesse o nosso canal do youtube agora e veja alguns exemplos de ferramentas e como elas funcionam:
www.youtube.com/watch?v=QXrvfr7qGtM&index=8&list=PLeCvLVP2oFJRikHx1cgmgXeDJ0z1HmkAq

O desenvolvimento ou criação de ferramentas administrativas personalizadas, pode estar ligado a mudanças nas descrições (título, descrição e palavras chaves de uma página) do site que irão fornecer informações aos buscadores e geralmente não ficam legíveis para as pessoas, passando por ferramentas que permitem à adição, edição ou remoção de produtos, serviços, fotos, vídeos, chegando até a sistemas mais complexos de comunicação entre ferramentas de pagamento, gerenciamento de estoque e outros.

As possibilidades de se ter um ou mais trechos ou setores do sites administráveis são gigantescas, até ai, nada muito diferente das ferramentas gratuitas, porém, o que irá diferenciar, é que para cada ferramenta que o cliente desejar, a estrutura de campos necessários é customizada ao projeto e objetivo do cliente, enquanto em ferramentas prontas, a lógica de preenchimento para um mesmo resultado pode apresentar diversos campos e caminhos.
Por exemplo, um cliente que tenha como objetivo, apenas apresentar seus produtos de forma resumida desejando que os interessados preencham um formulário para solicitar os detalhes e a partir deste ponto ele faça um contato pessoal por telefone, neste projeto, ele necessitaria de campos como nome do produto, breve descrição e imagem. Em um sistema personalizado isto é possível, porém em um sistema pronto, haveriam muitos campos para se chegar ao mesmo resultado. O problema de muitos campos sem utilidade é que acabam cansando o usuário e quando um novo administrador é adicionado, o tempo de treino pode se tornar maior.
Um sistema personalizado sempre irá apresentar os campos que o cliente deseja e estará sempre pronto a receber novos campos e funcionalidades específicas que o cliente for necessitando.

Tanto o sistema pronto, como o personalizado apresentam seus riscos, como a adição de códigos "maliciosos" com fins de capturar e-mails de quem entrar em contato ou até mesmo desviar contatos e orçamentos para terceiros, porém, se for descoberto este problema, em um sistema pronto e gratuito, a detecção de onde está o código malicioso será muito complicada ou "impossível", e o responsável não será possível de se encontrar, já em um personalizado, eliminado-se algum falha de sistema gerada por uma invasão ao site, o desenvolvedor poderá ser o culpado intencional e desta forma, identificado o responsável as devidas ações poderão ser tomadas.

Para finalizar, em sistemas personalizado para gerenciar sites, as duas principais linguagens são ASP e PHP, o Java em geral trabalha como auxiliar ou complemento para estas duas linguagens. Pensando nisto, ao contratar o desenvolvedor, pergunte qual a linguagem ele utilizará e dei anotado, pois, se você mesmo for contratar um servidor de hospedagem ou for migrar para outro desenvolvedor, esta informação será crucial para encontrar o servidor e desenvolvedor certo a sua aplicação.

Para sistemas administrativos como estes, as duas principais linguagens são ASP e PHP, interligadas a bancos de dados que fazem toda a facilidade do site acontecer. Nestes tipos de linguagem, quando há troca de quem é contratado, é muito mais fácil para este efetuar os ajustes e melhorias que o cliente venha a necessitar. As ferramentas que são personalizadas irão conter os campos e a logística ideal para aquele cliente naquele momento e quando ele necessitar a implementação de novos campos ou funcionalidades, não será necessário refazer tudo, basta adicionar.Quando contratar este tipo de serviço, além das verificações já citadas, não se esqueça de pedir a especificação do sistema que está sendo contratado, pois no futuro caso mude de servidor ou desenvolvedor, poderá encontrar o servidor ou desenvolvedor certo com mais facilidade. Em qualquer um dos sistemas exija sempre seu usuário administrativo master, para quando for necessário a troca do desenvolvedor e bloqueie do anterior.

Se deseja criar um site com ferramentas administrativas personalizáveis acesse nosso link:
www.jasaproducoes.com.br/web/desenvolvimento_web


Importante lembrar.
Os serviços para REGISTRO DE DOMÍNIO, HOSPEDAGEM e de SITES, apesar de ser dependentes um dos outros para seu funcionamento, geram cobranças distintas para cada caso, o não pagamento de um ou de outro pode gerar o congelamento ou suspensão do seu site, abaixo a uma breve distinção de fnções e pagamentos:

1) Domínio: Em geral seu pagamento ocorre uma vez ao ano a partir de R$ 30,00 (valor atual para o registro.br - 2015);

2) Criação ou desenvolvimento de ferramenta e site:  A forma de pagamento e manutenção é acordada antes do início do projeto entre as partes envolvidas, onde tudo que será feito deve ser estabelecido em um contrato digital ou impresso, evitando tanto que algo não seja entregue, ou que algo seja solicitado a mais nomeio do caminho, com a determinação de prazos para entrega por etapa ou de uma só vez. Esta situação permite que caso haja algo novo a se adicionar, o cliente receba um orçamento e faça o acordo de pagamento e do tempo extra que será necessário para esta implementação. Um novo orçamento para mudanças e melhorias deverá ser feito a cada nova atualização que o cliente solicitar caso ele não tenha contratado um serviço de manutenção de informações.

3) Manutenção de informações:  Seja ela uma simples troca de telefone e endereço ou um conjunto de dados, a manutenção pode ser cobrada em forma de um plano mensal que cubra X mudanças mensais, independente das mesmas serem solicitadas ou não, ou através de solicitação de orçamento a ser baseado nas necessidades do cliente.

4) Hospedagem:  Serviço que mantém o site do cliente acessível (no ar) com a manutenção do espaço virtual do site na internet, espaço direciona o domínio a um servidor e possui estrutura para manter e-mails personalizados em funcionamento, indiferente a ter ou não um site instalado (arquivado Como em uma locação de uma sala de escritórios, indiferente se você manteve a sala vazia ou cheia, se pode ir até ela ou não seja qual for o motivo, só pela reserva deste recurso há um custo operacional, que no caso do servidor está ligado a energia e depreciação do equipamento.

Para saber mais detalhes dos tipos de domínios e como registrar acesse:
www.jasaproducoes.com.br/web/antes_de_contratar/meu_endereco_na_internet

Tags:
ferramentas administras gratuitas, ferramentas administrativas, gestão de sites, administre seu site, site administrável, profissionais de web, faz site, criando um site, contratando um site, meu site

Atendimento telefônico e pessoal:
Segunda à Sexta das 13:00 Às 18:00 horas.

Tel.: +55 (11) 2625-1600
SMS: +55 (11) 9 8755-4655

E-mail: jasa@jasaproducoes.com.br

Rua Conceição da Aparecida, 15 - Penha
São Paulo - SP - Brasil
CEP 03627-120

CNPJ 09.024.265/0001-02

Novidades Jasa

Receba nossas novidades, lançamentos e
promoções diretamente em seu e-mail.

Todos os direitos reservados - Jasa Produções - 2005 - 2015